Meu filho ouve estas palavras que me advieram pela vivência e pela meditação. Para que elas não se percam com o passar do tempo. São sábios ensinamentos que se perpetuaram pelas gerações, através de experiências e do cotidiano. Muitas delas de seu avô. Ao descobri-las, você vai abrir caminhos em tempos difíceis e tortuosos.
Escute primeiro, antes de falar – saber escutar é um dom para quem procura saber. E, o saber desconhece fronteira.
Não desprezes o conselho por mais absurdo que ele lhe parecer. Ninguém precisa fazer aquilo que ouve, mas a reflexão é muito importante e nos dá suporte para sedimentar nossos preceitos.
Faça da honestidade um dogma de vida. Ela nos abre portas e referenda-nos para aqueles que necessitam de nossos afazeres ou mesmo de nossa convivência.
Seja um defensor da justiça. A justiça deve sempre saciar a sede dos sedentos e a fome dos ávidos. Ao julgar, coloque-se primeiro no lugar do réu.
Seja complacente com os inimigos. Lembre-se que aquele que não serve para amigo, muito pior tê-lo como inimigo.
Ao crer em Deus, não O procure somente nas dificuldades. A oração é o complemento do apreço do crente pelo Criador. É o adubo do jardim espiritual. Seja autêntico na sua crença Divina. Mas se fores um ateu seja-o com conhecimento e convicção – nunca para se mostrar diferente.
Faça do trabalho uma ferramenta para a conquista. O trabalho enobrece o conquistador. Tudo o que se ganha sem o trabalho não é fruto de merecimento. Até uma herança deve advir por merecimento e recompensa.
Tenha na amizade um fomento para a construção de um relacionamento fecundo e verdadeiro. Seja amigo, companheiro, solidário e prestativo. Não busque a amizade somente nos momentos de euforia. A sua presença nos infortúnios dos amigos é uma demonstração de nossa capacidade de ajudar e enleva-nos para a sublimação.
Quando saíres de um relacionamento ou de um trabalho, saia pela porta da frente e deixe sempre um laço de ligação ou uma porta aberta. Amanhã você poderá voltar e, quem sabe, com mais força e credibilidade.
A família é o laço mais seguro a que devemos nos atar. É do seu seio que perpetuamos a nossa linhagem social. Orgulhe de sua descendência e de seu sangue. Seja amigo de seus irmãos e irmão de seus amigos.
Demonstre o seu amor pelo seu país através de atos de cidadania e de patriotismo. Valorize a cultura, a história e seus heróis. Não valorize a cultura estrangeira em detrimento da de seu país. Conheça a história de nossos antepassados, pois somos os seus frutos. Não desmereça os heróis e os mártires nacionais.
Procedendo assim, meu filho, você estará vivenciando a vida com maturidade, responsabilidade e autenticidade. E com certeza será feliz – um vencedor – para o orgulho e a alegria de seu pai.
Aos meus filhos Vinícius, Leandro e Marcelo.